Acesse a área e tenha informações detalhadas sobre o seu Contrato, o número do seu Cartão Nacional de Saúde - CNS e 2ª Via do Boleto para pagamento.
 
  Prestador acesse o Autorizador Web, Clique Aqui.
 
  Acessar o Webmail Zimbra
 

Dicas de Saúde

DOENA CELACA

Dicas para evitar a contaminao por glten

Publicada em 23/05/2016, por luiz.mkt.

Cuidados rigorosos durante o preparo e escolha dos alimentos são fundamentais para minimizar riscos de que o celíaco ingira glúten.

Uma quantidade mínima de glúten em um alimento pode ser prejudicial para quem é portador de doença celíaca, um distúrbio digestivo que provoca intolerância permanente ao glúten. Dependendo da quantidade de glúten ingerido ou da frequência que se costuma comer alimentos que contenham a proteína, os portadores do distúrbio podem apresentar diferentes complicações, entre elas manchas escuras ou avermelhadas na pele, sangramento prolongado após uma lesão e prejuízos nutricionais.
 
O glúten está presente no trigo, no centeio, na cevada, no malte e na aveia. Ao preparar alimentos para celíacos, são necessários alguns cuidados ao longo das etapas de preparo e também atenção na escolha dos produtos. Com base em informações da Associação dos Celíacos do estado de Santa Catarina, separamos diversas recomendações para garantir um alimento apropriado para consumo: 
 

Alimentos exclusivos:
o celíaco deve ter em casa seus próprios produtos de passar no pão, como manteiga, requeijão e doces, pois ao compartilhá-los aumenta a probabilidade de contaminar estes alimentos com resíduos que contenham glúten. 
 
 
 

Farinhas permitidas:
substitua as farinhas que contém trigo, centeio, cevada, malte ou aveia. Utilize creme ou farinha de arroz branco ou integral, polvilho doce ou azedo, fécula de batata, fécula de mandioca, farinha de milho, fubá, farinha de mandioca, fécula de milho, maizena, farinha de soja ou semolina de milho.
 
 
 

Atenção para o rótulo:
priorize produtos frescos e embalados na fábrica. Não adquira alimentos que contenham no rótulo pelo menos uma das seguintes inscrições: contém glúten, trigo, centeio, aveia, malte, amido ou amido modificado, cevada, extrato de malte, xarope de malte, proteína vegetal texturizada ou hidrolizada.
 
 
 

Preparo dos alimentos: tenha cautela ao preparar alimentos em locais onde foram feitos  outros produtos que contenham glúten. A mesa de trabalho e os utensílios domésticos precisam estar totalmente isentos de qualquer resíduo que abriga glúten. Se for possível, utilize utensílios exclusivos para preparar alimentos sem glúten, principalmente os de madeira, como colheres, tábua, rolo e espátulas. 
 
 
 

Assados e frituras: não asse ao mesmo tempo produtos que contém glúten com outros que não contém. No caso das frituras, é preciso utilizar óleo novo para os alimentos sem glúten.